quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sucesso da variedade de conilon Vitória é tema de Dia de campo em Vila Pavão

O cafeicultor Adenilson Ferreira da Silva é referência em produção na Região Norte do Estado por implantar em sua propriedade, em Vila Pavão, uma unidade demonstrativa com a variedade de café Conilon ‘Vitória’. Devido ao sucesso da experiência, nesta quinta-feira (13), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto com a Prefeitura de Vila Pavão, realiza na propriedade um Dia de Campo sobre Café Conilon. A programação, que teve início às 8h30, será encerrada com um almoço e contará com a participação de aproximadamente 120 produtores da região.

O objetivo do Dia de Campo é demonstrar aos participantes as vantagens de plantar a variedade de Conilon ‘Vitória’, além de transmitir as técnicas adequadas de manejo da cultura. A nova variedade tem apresentado resultados satisfatórios aos produtores que aderiram, de modo que, Adenilson Ferreira da Silva, em meio hectare tem uma média de produção de 45 sacas, sendo que a média do município é de 24 sacas por hectare.

A Unidade demonstrativa foi instalada na propriedade do cafeicultor em 2006 e acompanhada pelos técnicos do Incaper. Para inicialização do plantio, o Instituto forneceu 1.600 mudas de café Conilon Vitória com 13 clones, além de prestar assistência técnica sobre as boas práticas de poda, irrigação, adubação, entre outros aspectos importantes.

Segundo o extensionista do Incaper, Wantuil Luiz Cordeiro, o produtor se interessou em aderir a variedade e seguiu as orientações recomendadas pelo Instituto. “No local, os participantes poderão observar na prática o resultado satisfatório da utilização das boas práticas agrícolas associadas a um material genético de qualidade”, afirma.

O objetivo do Dia de Campo é demonstrar aos participantes as vantagens de plantar a variedade de Conilon ‘Vitória’.

“O café conilon ‘Vitória’ é resistente a pragas e doenças, apresenta mais qualidade em relação aos outros, com alta capacidade produtiva, e, além disso, é bastante tolerante a seca. Assim, os clones de maturação precoce possibilitam uma colheita parcial com a utilização da mão de obra familiar”, ressalta o extensionista.

Dia de Campo

Durante o evento, são esperados aproximadamente 120 produtores que terão a oportunidade de aprender sobre as boas práticas agrícolas e as principais informações da variedade. No primeiro ciclo de palestras, o pesquisador do Incaper, Aldo Luis Mauri, fala da variedade clonal “Conilon Vitória” e perspectiva futuras. Em seguida, o extensionista do Incaper, Leandro Reis Novak, engloba sobre a importância de fazer café de qualidade para garantir mercado.

Para apresentar as fases da poda programada do ciclo do café Conilon, foi convidado o pesquisador do Incaper Paulo Sergio Volpi. O palestrante irá tratar as formas adequadas para aumentar a produtividade e renovar a lavoura.

Os interessados em participar do dia de campo podem se inscrever no início do evento. Mais informações pelo telefone 27 3753 1032. As inscrições são gratuitas.

‘Conilon Vitória’

Desde 1985, o Incaper desenvolve um programa de pesquisa na área de melhoramento genético com a cultura do café Conilon. Este programa tem como principais objetivos desenvolver e indicar aos cafeicultores tecnologias apropriadas para a exploração racional do Conilon. O ‘Conilon Vitória’, lançado em 2004, é uma variedade clonal formada de 13 clones superiores, selecionados entre 530 matrizes no programa de melhoramento.

Dentre as características da variedade estão alta produtividade (70 sacas/ha sem irrigação, alcançando até 123 sacas em condições naturais e mais de 150 sacas com irrigação), 21% superior às demais; bom tamanho dos frutos; tolerância à seca; alto vigor vegetativo; e alta resposta à aplicação de tecnologias (poda, irrigação, nutrição).

Programação:

8h – Chegada e inscrição dos participantes

8h30 – Cerimônia de abertura
Ivan Lauer – Prefeito Municipal
Evair Vieira de Melo – Presidente do Incaper

9h – Palestras

Estação 1: Variedade Clonal ”conilon vitória” e perspectiva futuras
Palestrante: Aldo Luis Mauri – Pesquisador do Incaper

Estação 2: Tecnologia para melhoria da qualidade do café conilon
Palestrante: Leandro Reis Novak – Extensionista do Incaper

Estação 3: Poda programada de ciclo no café conilon
Palestrante: Paulo Sergio Volpi – Pesquisador do Incaper

11h – Cerimônia de encerramento

11h40 - Almoço
Fonte: Seag

Nenhum comentário:

Postar um comentário