terça-feira, 25 de maio de 2010

Vai faltar café

Não dá para o gasto

"Vai faltar café", avisa o boletim semanal do Escritório Carvalhaes, de Santos (SP). "Os estoques estão caindo em todo o mundo e a nova safra brasileira, de ciclo alto, mesmo que fique acima dos 50 milhões de sacas, como esperado pelo mercado, será suficiente apenas para atender às necessidades brasileiras de exportação e consumo. Não teremos condições de cobrir a quebra de outras origens, sem ficarmos descobertos para o ciclo 2011/2012, quando nossa colheita será de ciclo baixo", avalia Eduardo Carvalhaes.

Baixo investimento

Os preços futuros do café caíram acompanhando os demais mercados, enquanto o mercado físico brasileiro permaneceu estável, sustentado pelos baixos estoques e pela desvalorização do real frente ao dólar. "Os preços praticados no mercado internacional não estimulam novos investimentos e nossos cafeicultores, quando muito, apenas otimizam a produção da área já plantada", diz Carvalhaes

Dia do café

Ontem o Brasil comemorou o Dia Nacional do Café. Maior maior produtor mundial de café, o país responde por 30% do mercado internacional. Também tem o segundo mercado consumidor, atrás somente dos EUA.
Fonte: Revista Cafeicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário