Nesta quinta-feira (04), o tempo instável deve provocar chuvas isoladas apenas na Região Norte do Estado, e a previsão é que o sol volte a aparecer entre algumas nuvens nesta sexta-feira (05), mas não há possibilidade de chuvas no Espírito Santo. Entretanto, segundo o Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), no sábado (06) uma massa de umidade deve chegar ao Estado trazendo chuvas no fim de semana.
De acordo com o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, uma massa de umidade que está se formando na Argentina deve provocar chuvas nas regiões Sul e Serrana neste sábado (06), e em todas as regiões do Estado neste domingo (07). “Uma massa de umidade formada na Região Sul do continente será trazida pelos ventos até o Espírito Santo e a tendência é que provoque nebulosidade na região a partir deste sábado (06)”, afirma Ramos.
Temperaturas
Mesmo com a nebulosidade, nesta quinta-feira (04), a sensação é de tempo abafado. As temperaturas devem variar entre 11°C e 23°C na Região Serrana e entre 16°C e 29°C nas demais regiões do Estado. Na sexta-feira (05), as temperaturas sofrem ainda um ligeiro aumento, e variam entre 12°C e 24°C na Região Serrana e entre 15°C e 30°C nas demais regiões.
A tendência do fim de semana é de temperatura variando entre 12°C e 26°C na Região Serrana e entre 15°C e 29°C nas demais regiões no sábado (06). No domingo (07), devem variar entre 11°C e 22°C na Região Serrana e entre 15°C e 27°C nas demais regiões.
Metade das chuvas de novembro em apenas dois dias
Segundo dados das estações meteorológicas do Incaper, apenas nos dois primeiros dias do mês, já choveu aproximadamente metade do previsto para novembro.
De acordo com Hugo Ramos, uma zona de convergência localizada na região do Espírito Santo entre duas massas de umidade – uma proveniente do Norte e outra do Sul do continente - estão influenciando o tempo no Estado desde o último domingo (31), e provocaram chuvas fortes em todo o Estado. “Na última segunda (01) e terça-feira (02) foi registrado 110mm de chuva em Vitória e 130mm no município de Santa Teresa, sendo que a previsão do acumulado de chuvas para o mês é em média de 250mm no Estado”, afirma o meteorologista.
Hugo Ramos explica que o calor e a alta umidade favorecem a ocorrência de nuvens de tempestades e provocam chuvas de intensidade moderada a forte, que podem vir acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
Para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, a população deve acompanhar a emissão dos próximos boletins de tempo. O Incaper disponibiliza em sua página na internet (www.incaper.es.gov.br) a previsão de tempo, que é atualizada duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra a partir das 16 horas.
Fonte: Incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário