terça-feira, 1 de junho de 2010

Operação Broca - PF faz operação contra sonegação na venda e exportação de café no Espírito Santo

A Polícia Federal e a Receita Federal realizam nesta terça-feira a Operação Brocas, de combate a sonegação na venda e exportação de café. A operação é realizada em quatro cidades do Espírito Santo, além da capital do estado, Vitória. Cerca de 300 homens participam da ação. Neste momento, os policiais fazem vistoria no Centro de Comércio de Café em Vitória, o Palácio do Café.

Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão e prisão em ao menos três locais. Segundo a PF, a fraude teria resultado em um prejuízo aos cofres públicos de R$ 280 milhões.

As buscas são realizadas em 74 endereços entre empresas e residências dos investigados. Devem ser cumpridos 32 mandados de prisão cujos alvos são empresários, corretores e funcionários das empresas envolvidas.

Fraude

Segundo informações da Gazeta Online, as firmas de exportação e torrefação envolvidas no esquema utilizavam empresas laranjas como intermediárias fictícias na compra do café dos produtores.

As empresas beneficiárias da fraude eram as verdadeiras compradoras da mercadoria, mas formalmente quem aparecia nessas operações eram as empresas laranjas, que na verdade tinham como única finalidade a venda de notas fiscais, o que garantia a obtenção ilícita de créditos tributários.

As investigações, realizadas em conjunto pela Delegacia da Receita Federal em Vitória, pelo MPF e pela PF, começaram em outubro de 2007 com a deflagração da Operação Tempo de Colheita, quando auditores fiscais da Receita fiscalizavam o setor de comércio de café, inicialmente em empresas localizadas nas regiões Noroeste e Norte do estado.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário