sexta-feira, 11 de junho de 2010

Café em Londres fecha com alta forte nesta sexta-feira e puxa o arábica em N. York

Os contratos futuros do café robusta negociados na Bolsa de Londres (Euronext Liffe) voltaram a disparar nesta sexta-feira, com forte movimento de cobertura de posições vendidas pela terceira sessão consecutiva, segundo um corretor londrino. Os lotes para entrega em julho fecharam a US$ 1.560 por tonelada, em alta de US$ 87 ou 5,91%, nível mais alto em oito meses.

Com poucas mudanças nos fundamentos do grão arábica, o mercado deve continuar seguindo as influências externas. Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) acompanham Londres. Há pouco, o vencimento julho avançava 870 pontos (6,35%), a 145,50 cents por libra-peso. Mais cedo, julho chegou a marcar máxima de 8,4% (1.150 pontos), a 148,50 cents. "Nova York está fora de controle com as compras de fundos e todo mundo corre para cobrir posição", disse Rodrigo Costa, da New Edge. Hoje vencem as opções para julho em Nova York.

O volume negociado hoje na ICE é significativo, mas cerca de 90% pode ser creditado aos spreads. O spread julho/setembro na ICE está invertido, com julho mais valorizado do que setembro. As vendas de origens são leves. Especuladores tomam lucro, mas mesmo assim isso também não é suficiente para segurar as cotações, informa Costa.

Os contratos futuros de arábica na BM&FBovespa ficam um pouco para trás do movimento altista, mostrando que o Brasil pode ter encontrado um nível de preço em que as vendas começam a aparecer, observa ele. Costa salienta que não há risco de geadas nos cafezais nos próximos 10 dias, "de acordo com três dos meteorologistas que nós consultamos", concluiu.
Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário