sexta-feira, 11 de junho de 2010

Colheita atinge 55% na Zona da Mata de Minas Gerais

A colheita da nova safra de café (2010) avança na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais.

Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, as chuvas que prejudicaram a evolução dos trabalhos nas últimas semanas deram uma trégua, entretanto, o clima continua frio e nublado, dificultando a secagem dos grãos. Estima-se que, até o momento, aproximadamente 55% já foi colhido.

A expectativa é de que a safra apresente uma quebra de 15% a 20% em relação a produção do ano passado, após um período de estiagem e floradas desiguais. Em 2009, na região de atuação da Copercafé a colheita encerrou com cerca de 750 a 800 mil sacas. Porém, este volume ainda não é definitivo. "Não se sabe ainda o rendimento nas lavouras, então é muito cedo para se afirmar o tamanho da safra", disse o gerente de comercialização da cooperativa.

A comercialização de café, por sua vez, está travada na região. Estima-se que até o momento, cerca de 15% da safra 2010 de café já foi comercializada na região.
Fonte: Revista Cafeicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário