sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cresce número de redes de cafeterias no Oriente Médio

De acordo com a agência de notícias ANBA, as redes de cafeterias estão cada vez mais presentes nos países árabes. Os jovens são os maiores consumidores dessas lojas, que oferecem uma variedade de bebidas de café e lanches para acompanhar as bebidas.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela firma de consultoria Euromonitor International, no ano passado, Egito e Arábia Saudita foram responsáveis por um investimento de US$ 120 milhões em novas lojas. À medida que cresce o número de lojas, também aumenta o consumo de café. Desde 2004, no Egito, o volume de vendas de café fresco aumentou 20%. Em Marrocos e na Arábia Saudita, a taxa foi maior que 30% e, nos Emirados Árabes Unidos, foi de 85%.

A pesquisa mostra que existem 300 lojas da Starbucks no Oriente Médio, enquanto a rede britânica de cafeterias, Costa Coffee, tem aproximadamente 150, metade das quais nos Emirados Árabes Unidos. Além dessas, também são encontradas lojas da rede canadense Second Cup, e das marcas Tully\'s e Caribou Coffee, ambas dos Estados Unidos, que são administradas pelo Bahraini Arcapita Bank.

As redes locais também estão obtendo sucesso em alguns países do Oriente Médio. O Egito, por exemplo, tem a Cilantro, com 56 lojas, mais do que as lojas da Starbucks e Costa Coffee combinadas no país. A Arábia Saudita tem a rede Dr. Cafe, com uma vasta presença em hospitais, universidades e outros locais não tradicionais. De acordo com a pesquisa, as cafeterias são uma nova atração para a população jovem em países árabes. A idade média dos países do Golfo é de 26, enquanto no Egito é de 24 e na Jordânia, 22, indicando que existe uma grande população buscando novidades e entretenimento.
Fonte: Revista Cafeicultura

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