Flores dos cafeeiros capixabas indicam que safra deste ano deverá ser positiva. O Incaper orienta que momento é de irrigar os cafezais
A próxima safra de café no Espírito Santo promete ser positiva e dar frutos nos próximos dias. Pelo menos é o que demonstram as floradas dos cafezais. Uma boa florada é indicativo de uma boa safra, pois as flores do café vão se transformar nos frutos a serem colhidos.
O café tem, em média, três floradas por ano, as quais duram cerca de cinco dias e ocorrem entre agosto e dezembro. As floradas são influenciadas pela intensidade e distribuição das chuvas e também pelas temperaturas.
O pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Ferrão,explica que este é o momento que os produtores devem irrigar e adubar o cafezal, para garantir os frutos da próxima safra.
“Nesta época, é essencial que a planta esteja bem nutrida e que haja água suficiente à disposição para que as flores fertilizem e se transforme em frutos”, afirma. Ele disse que, se houver problemas climáticos e não realizada a irrigação e a nutrição das plantas, a florada pode se perder.
Hoje, o Espírito Santo é responsável por 72% da produção do café tipo conilon e ocupa o segundo lugar no ranking de produção de café do Brasil, sendo responsável por 25% da produção nacional.
Fonte: Jornal A Tribuna - 24/10/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário