quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cooperativa internacional firma parceria com a agricultura orgânica do Estado

A presença da delegação de agricultores capixabas na Feira Internacional de Produtos Orgânicos (Biofach) em Nuremberg, na Alemanha, trouxe bons frutos para o Espírito Santo. Esta semana, dois representantes da Cooperativa Sem Fronteira (SCF Internacional), organização que promove o desenvolvimento, crescimento e a integração de empresas agrícolas organizadas de forma coletiva, estiveram no Estado.

Eles foram recebidos pelo gerente de Agricultura Orgânica, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Decimar Schultz, e visitaram a Chão Vivo, em Santa Maria de Jetibá, e a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), de Iúna. O principal objetivo dessa visita é melhorar o mercado para os grupos de base familiar que desenvolvem a agricultura orgânica, viabilizando o comércio justo.

A visita à Coofaci gerou o interesse de intermediar, através da Sem Fronteira, a comercialização de café para a empresa italiana, do grupo Alcenero Mielizia. Esta ação tem a parceria da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e do Sebrae-ES.

Segundo Decimar Schultz, a parceria irá integrar os agricultores do Espírito Santo com os da Europa. “Isso proporciona o comércio justo, que é bom para nós e, consequentemente para o mercado, pois o preço fica mais acessível para ambos. Esse tipo de ação pode também motivar novos agricultores a aderirem ao sistema orgânico”, afirma.

A CSF busca desenvolver e promover o crescimento de pequenas empresas ou cooperativas agrícolas e alimentares. Promovendo, assim, uma ponte entre os produtores e consumidores tendo como resultado a comercialização local e internacional.

Os produtos mais comercializados no mercado internacional são: açúcar mascavo (panela); bolachas de cacau com quinua; cacau da poeira para a confeitaria; café (expresso e moca); cinco tipos diferentes de chocolates na barra; mel polifloral; sucos de fruta (laranja, mandarina, polpa de banana).
Fonte: Seag

Nenhum comentário:

Postar um comentário