O mau estado das estradas de Honduras está pondo em perigo a produção e exportação de café desse país. A diretoria executiva do Ihcafé (Instituto Hondurenho de Café) apontou que a entidade tem efetuado solicitações ao governo e está à espera de uma resposta favorável. "O governo está finalizando seu ano e nós, por emergência e por necessidade, temos de arcar com recursos do Fundo Cafeeiro para tentar algo, porém, posteriormente, o Fundo de Transporte poderá aportar recursos para cobrir", sustentou e entidade em nota aos meios de comunicação.
Recentemente, Honduras foi afetada por fortes chuvas e por tormentas tropicais, como o Matthew, que trouxe maiores prejuízos ao sistema viário das zonas rurais. A entidade indicou que o déficit de mão-de-obra para colher café é por falta de organização o que é contraditório, considerando que Honduras é um país onde não existem muitas fontes de emprego.
O Instituto sustentou que nas zonas cafeeiras do país há trabalho para todos que queiram se incorporar à atividade. Cada produtor de maneira individual busca seus próprios colhedores. A diretoria do Instituto declarou que tecnificar a produção do grão é um trabalho de longo prazo não apenas aos produtores, pois implica lograr equidade no momento de compartilhar o lucro.
Fonte: Agnocafé
Nenhum comentário:
Postar um comentário