quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Maior encontro da Indústria Brasileira de Café recebe empresários capixabas

Encafé vai acontecer em Natal e reunirá participantes de todo o país

Empresários capixabas da indústria cafeeira vão se reunir com profissionais do agronegócio café de todo o país no 18º Encafé - Encontro Nacional das Indústrias de Café, que vai acontecer no período de 12 a 16 de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte.

O principal tema do encontro vai ser a instrução Normativa Nº 16, assinada no dia 24 de maio pelo Ministro da Agricultura Wagner Rossi, que estabelece critérios rígidos para garantir a qualidade do café torrado em grão e do café torrado e moído.

A Norma Técnica, que define exigências de percentual máximo de impurezas, além de um padrão básico de sabor, aroma e fragrância do café entrará em vigor em fevereiro de 2011. "Esta é a oportunidade de esclarecermos todas as dúvidas que ainda restam sobre a norma técnica IN 16 e o que ela vai mudar no mercado de café", diz Egídio Malanquini, presidente do Sincafé (Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo), entidade que está organizando uma comitiva de empresários capixabas ao evento.

Egídio Malanquini explica que com a medida o consumidor brasileiro vai saborear um café mais puro e de maior qualidade. Ela determina que o café produzido no Brasil ou o importado tenha, no máximo, 1% de impurezas. Serão observados, ainda, o estado de conservação do produto, aparência, odor e informações de rotulagem, como nome de fabricante, lote, prazo de validade e país de origem, quando for o caso.

O Encafé, mais tradicional evento do setor, realizado pelo pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, deve reunir cerca de 700 participantes, entre compradores, proprietários e executivos das principais empresas do setor cafeeiro do país. O evento conta ainda com palestras, workshops técnicos, discussões em grupo e exposição de máquinas, produtos e serviços voltados ao segmento.

O café no Espírito Santo

- O Estado é o 2º maior produtor de café do Brasil;
- É o 1º em produção de conilon, alcançando a marca de 73% da produção nacional;
- Entre os 20 municípios de maior produção do país, 11 são capixabas;
- Mesmo sendo um Estado com pequena área territorial e com a produção cafeeira de base familiar, emprega cerca de 330 mil pessoas.
- Exporta principalmente para a Argentina, Alemanha, Eslovênia, Estados Unidos e Países da Região do Mediterrâneo;
- Das 100 Maiores Indústrias de Café do País associadas à ABIC, cinco são empresas capixabas.
Fonte: Iá! Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário