As exportações de café da Índia, terceiro maior produtor do grão na Ásia, devem atingir uma máxima recorde em 2010, motivadas pela firme demanda externa e por uma boa produção, disseram executivos da indústria nesta sexta-feira.
Os embarques indianos caíram 12% em 2009 devido à estagnação da produção e à crise econômica global. Compradores reduziram os estoques ao mínimo possível neste período, mas voltaram a abastecer as reservas, conforme as economias mundiais se recuperavam. "Eu acho que 255 mil a 260 mil toneladas é um bom número de exportação para este ano, incluindo o volume reexportado", disse M.P. Devaiah, gerente geral da Allanasons Ltd., terceira maior exportadora de café do país.
A Índia embarca cerca de dois terços da produção doméstica, principalmente para Europa. Alemanha, Itália, Rússia e Bélgica respondendo por mais da metade da demanda geral. O país exportou uma quantia recorde de 253.524 toneladas em 2000, de acordo com dados do Conselho de Café.
"Nós já alcançamos cerca de 240 mil toneladas neste ano. Eu acho que iremos superar 250 mil toneladas", disse Ramesh Rajah, presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia. Entre 1º de janeiro e 12 de outubro de 2010, os embarques indianos subiram quase 60% frente igual período do ano passado, para 238.059 toneladas, incluindo ofertas reexportadas, mostraram dados do conselho.
A Índia importa café e, depois, exporta a maior parte deste volume após o processo de blending. O país embarcou 187.347 toneladas de café em 2009. A produção doméstica do grão é estimada em 289.600 toneladas no ano-safra encerrado em 30 de setembro, alta de 10,4% em relação ao mesmo intervalo de 2009, informou o Conselho de Café.
Devaiah informou que a safra indiana em 2010/11 deve ficar ligeiramente abaixo das 308 mil toneladas previstas pelo conselho, mas não forneceu nenhum número específico. "A produção do tipo robusta foi muito boa no ano passado. Eu não estou certo se alcançará o mesmo patamar neste ano", afirmou ele.
Em setembro, Rajah afirmou que a produção de café da Índia na temporada iniciada em 1º de outubro de 2010 atingiria cerca de 304 mil toneladas. A colheita do tipo arábica normalmente acontece em novembro, enquanto a do robusta começa em fevereiro. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Revista Cafeicultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário