terça-feira, 28 de setembro de 2010

Treinamento mostra que boa qualidade influência no sabor do café

Com o objetivo de apresentar, na prática, aos cafeicultores de Linhares como a utilização das boas práticas agrícolas influenciam no sabor final da bebida, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza nesta terça (28), quarta (29) e quinta-feira (30), na Fazenda Experimental do Instituto em Linhares, um treinamento sobre a qualidade do café Conilon. Na oportunidade, os produtores e técnicos da região poderão degustar o café e avaliar como um produto de boa qualidade tem um melhor sabor, quando comparado a outro de qualidade inferior.

De acordo com o pesquisador do Incaper, Antônio Carlos Benassi, o curso não vem para formar degustadores de café, mas para mostrar na prática como a utilização de práticas inadequadas - principalmente no momento da colheita, secagem e beneficiamento do café – prejudica o produto final.


“Colher o café verde, demorar no transporte da lavoura para o terreiro ou secador, secar com altas temperaturas, usar lenha verde ou palha de café úmida no secador, secar o café em terreiro de terra, embalar o café em sacarias velhas e sujas, e armazenar a produção em locais inadequados são alguns dos fatores que podem contribuir para prejudicar a qualidade do produto”, afirma.

Segundo o pesquisador, o curso pretende estimular o produtor de Linhares a adotar as técnicas para melhorar a qualidade do Conilon, fazendo com que o produto tenha um maior valor agregado e aceitação no mercado. “Esperamos mostrar ao produtor porque o consumidor tende a escolher um produto de melhor qualidade e pagar um valor mais alto por ele”, completa.

O curso terá três turmas com 12 pessoas cada uma, sendo um grupo a cada dia. A quantidade reduzida de pessoas deve-se ao melhor aproveitamento da capacitação. Entretanto, o Incaper pretende realizar mais treinamento como este em Linhares.
Fonte: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário