Nesta sexta-feira (17), a Cooabriel, maior e mais importante cooperativa de cafeicultores do Espírito Santo, realiza a premiação do VII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, em São Gabriel da Palha, norte do estado.
Durante a solenidade serão homenageados por sua atuação em favor da produção e da qualidade do café Conilon capixaba o empresário Jônice Tristão, Eduardo Glazar, já falecido, e Dário Martinelli. A homenagem é considerada um ato de reconhecimento às décadas de trabalho desses três grandes homens em favor do mercado cafeeiro capixaba.
O evento terá início às 8h30, no Cerimonial Melo de Dutra e contará com as presenças do Governador do Estado, Paulo Hartung e do secretário Enio Bergoli, que fará palestra de abertura sobre "Qualidade do café Conilon e agregação de valor". Em seguida acontece a homenagem aos pioneiros da história do Conilon na cafeicultura capixaba.
Realizada desde 2003, a iniciativa da Cooabriel tem como principais objetivos identificar, incentivar e premiar os cooperados que primam pela excelência na produção de Conilon. Segundo o presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim Neto, a ação da cooperativa tem incentivado a elevação da qualidade do café Conilon, observando os cuidados do produtor durante todas as fases de preparo do café, especialmente, no processo de secagem do grão.
O Concurso
O Concurso "Conilon de Excelência Cooabriel", é promovido anualmente pela Cooabriel, com objetivo de identificar, incentivar e premiar os sócios com produção de café Conilon de excelente qualidade, que apresentam características físicas e sensoriais especiais e que demonstram os cuidados do produtor durante a fase de preparo do café. É destinado aos sócios ativos da Cooabriel, como uma das ações de incentivo à melhoria da qualidade do café Conilon produzido na área de ação da Cooperativa.
O VII concurso vai distribuir o equivalente a 177 sacas de café em prêmios aos 20 vencedores dos melhores lotes de cafés da variedade Conilon da safra 2010. O volume mínimo de cada lote será de 20 sacas padronizadas (1.200 kg líquidos) e máximo de 320 sacas padronizadas (19.200kg líquidos), da safra collhida no ano de 2010, sendo vetada a inscrição de cafés ligados.
Fonte: Incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário