quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Setor primário entrega documento a candidatos ao Governo do ES

Os gargalos e soluções para o setor primário capixaba estão na agenda dos candidatos ao Governo do Espírito Santo para serem discutidos na GranExpoES. No dia 13 de agosto, durante a feira que acontece no Pavilhão de Carapina, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – Faes e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo – Senar/ES marcaram reuniões com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Renato Casagrande (PSB) para discutir assuntos importantes para o desenvolvimento do agronegócio capixaba.

Representantes de sindicatos rurais e produtores capixabas estarão presentes na ocasião para entregar aos políticos um documento que contém reivindicações para o fortalecimento da agropecuária do Estado. Política agrícola, meio ambiente, responsabilidade social, segurança rural e pesquisa, assistência técnica, infraestrutura e extensão rural são as linhas de ações discutidas no texto.

Na agenda, Renato Casagrande estará presente na reunião às 11 horas, e Luiz Paulo Vellozo, às 14 horas.

Propostas

Entre os principais pontos que fazem parte do documento e serão discutidos na reunião estão a necessidade da construção de frigoríficos públicos regionais, a criação de linhas de crédito destinadas ao produtor rural com recursos estaduais, a estimulação da obrigatoriedade do seguro para financiamentos e o incentivo à criação de pequenas indústrias rurais.

Quando o assunto é meio ambiente, o setor primário defende a revisão das restrições impostas à agricultura, como as áreas de reserva, a outorga da água e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O incentivo e apoio para os municípios terem as suas próprias Secretarias de Meio Ambiente também está no documento que será levado aos candidatos.

Na área de responsabilidade social, a cobrança é para capacitação constante dos professores das escolas rurais, bem como disponibilização de transporte escolar gratuito para os alunos e de recursos de forma contínua e suficiente.

A falta de segurança no campo é uma questão recorrente nas conversas entre produtores rurais. Para minimizar essa situação, o setor propõe a criação da Polícia Militar Rural, a ampliação da disponibilidade de telefonia rural e o aumento do efetivo da Polícia Civil para atendimento no interior do estado.

A implantação de políticas de preços mínimos suficientes para cobrir os custos de produção, a realização de pesquisas para dar respostas ao produtor e a melhoria da infraestrutura e da logística rural também serão discutidas com os candidatos ao Governo na reunião.

Serviço

Reunião do setor primário com candidatos ao Governo do Estado
Data: 13 de agosto
Horário: Renato Casagrande, às 11 horas, e Luiz Paulo Velloso, às 14 horas.
Local: GranExpoES – Pavilhão de Carapina

Principais pontos de discussão:

- A manutenção de tributos para venda do produto rural, o financiamento do seguro obrigatório e a reorganização do mercado rural.

- Revisão das restrições impostas à agricultura, como as áreas de reserva, a outorga da água e o PSA – pagamento por serviços ambientais.

- Criação da Polícia Militar Rural para combater a criminalidade.

- Melhoria das estradas, para um melhor escoamento da produção, e da energia fornecida nas regiões rurais.

- Investimentos em educação nas áreas rurais, com a criação de núcleos educacionais e qualificação de professores.
Fonte: Iá! Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário