sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Incaper realiza encontro de produtores de café em Governador Lindenberg

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cafeicultura em Governador Lindenberg, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto com a prefeitura local, realiza nesta sexta-feira (13), no Ginásio de Esportes, a partir das 8h30, o 7º Encontro de Produtores de Café de Governador Lindenberg.

Participam do evento aproximadamente 400 pessoas, incluindo técnicos e cafeicultores da região. Também estarão presentes o governador, Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Na oportunidade, haverá palestras técnicas sobre temas centrais para a sustentabilidade do setor cafeeiro e os principais desafios que os produtores enfrentam no município, tais como as exigências atuais do mercado. O objetivo é promover a qualidade e a produtividade da cafeicultura na região, aliado à redução de custos e ao aumento da rentabilidade dos produtores.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, Governador Lindenberg vem se desenvolvendo e está se tornando uma referência no cultivo de café Conilon no Espírito Santo. “O nosso objetivo é transmitir aos agricultores técnicas mais modernas de cultivo, com o objetivo de aprimorar a atividade na região e promover a melhoria da qualidade de vida dos produtores”, afirma.

Critérios

Serão abordados temas como a conservação de estradas, por meio da construção de caixas secas, e técnicas adequadas de irrigação. Segundo o extensionista do Incaper de Governador Lindenberg, Jair Toso, a irrigação está presente em torno de 98% das propriedades que produzem cafeeira do município. Entretanto, caso não sejam utilizados os critérios técnicos corretamente, a prática pode gerar desperdício de água e energia, fazendo com que o custo da produção de café aumente.

Outros pontos a serem abordados são as técnicas de controle alternativo de pragas e doenças e as formas corretas de colheita e pós-colheita, visando à melhoria da qualidade do café e ao aumento do peso do produto. Além disso, as linhas de crédito e o panorama mercadológico atual para o café também estão dentro da programação.

“O município conta hoje com uma produção em torno de 300 mil sacas anuais, com produtividade média de 30 sacas por hectare. O cultivo de café em Governador Lindenberg envolve cerca de 1.300 produtores, sendo maioria absoluta agricultores familiares”, afirma Toso.

Programação do Encontro:

08h30 – Chegada e inscrição dos participantes e café da manhã

09h – Abertura Solene

Presidente do CETCAF – Dário Martinelli

Presidente do Incaper – Evair Vieira de Melo

Superintendente da OCB/ES-SESCOOP/ES – Carlos André Santos de Oliveira

Presidente do SICOOB – Bento Venturim

Secretário Municipal de Agricultura – Eduardo Gava Salvador

Secretário de Estado da Agricultura – Enio Bergoli

Prefeito de Governador Lindenberg – Asterval Antônio Altoé

Governador do Estado do Espírito Santo – Paula Hartung

10h – Adequação de estradas rurais para conservação de água – Caixas secas

Aliamar Comércio – Incaper

Moderador: Pedro Carvalho – Seag

10h45 – Irrigação em Café Conilon

João Luiz Perini – Incaper

Moderador: Dário Martinelli – CETCAF

11h30 – Intervalo para almoço

12h30 – Manejo Integrado de pragas e doenças

Laércio Zambolim – Fitopatologia/UFV-MG

Moderador: Alcebíades Faé Covre – Eng. Agrônomo da Prefeitura Municipal

13h15 – Colheita, pós-colheita e qualidade de café

Jair Antônio Toso – Incaper

Moderador: Marcos Moulin Teixeira – Incaper/CETCAF

14h – Mercado de café

Fábio Coser – Presidente do CCCV

Moderador: Frederico de Almeida Daher – CETCAF

14h30 – Linhas de crédito para cafeicultura

Cezar Rios – BANDES

15h – Encerramento
Fonte: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário