quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Espaço CafES promove o 1º Concurso de Baristas do Espírito Santo na GranExpoES

O ambiente mostrará os bons resultados da produção cafeeira do Estado.

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do País, com destaque também para a produção do tipo arábica. Dados do segundo levantamento realizado pela COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) para a safra 2010 indicam que o Espírito Santo deverá colher mais de 11 milhões de sacas de café somente neste ano. Os números são resultado do crescimento do consumo do produto, que, no Estado, apresentou um aumento de 10% nos últimos sete anos.

Atenta a esse cenário favorável, a GranExpoES 2010 contará com uma estrutura ainda maior no Espaço CafES, uma verdadeira vitrine da produção cafeeira capixaba. Para se ter uma ideia da nova dimensão do ambiente, ele ampliou de 72 m2 para 400 m2, onde os visitantes poderão conhecer o produto de diversas as regiões do Estado, distinguindo o sabor, o aroma e as peculiaridades das diferentes variedades do café.

De forma inédita, o Espaço CafES promoverá também o 1º Concurso de Baristas do Espírito Santo, com o intuito de divulgar o trabalho desse profissional e estimular a especialização do mercado. A competição será promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Social Sustentável do Café (Incafé), e os três primeiros colocados participarão do Concurso Nacional de Baristas, cujo vencedor irá representar o Brasil na etapa mundial.

"Assim como existe o sommelier para o vinho, o barista é fundamental para a obtenção de um café de alta qualidade. Ele é capaz de tirar o melhor do produto, sem comprometer o resultado de todos os processos anteriores envolvidos, como a colheita, a secagem, o armazenamento e a torra. Esse concurso será um marco na história do café capixaba", destaca Lúcia Helena Barros Penna, coordenadora do Sindicafé, que está à frente também da organização do Espaço CafES.

Outro destaque do local será a programação de palestras e aulas shows. Entre os temas, estão a melhoria da qualidade do café do Estado, em debate promovido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e uma abordagem histórica do movimento do café no Espírito Santo e a atual importância gastronômica e novas oportunidades do produto.

Artesanatos com aproveitamento de sobras de café também serão expostos e comercializados. Licores, móveis feitos a partir do pé de café derrubado, utensílios domésticos de filtro de café, objetos texturizados com borra de café e diversos outros produtos.

Nesta edição do Espaço CafES da GranExpoES, além de cafés diversos, drinks e inúmeras delícias feitas com o café, o ambiente agregará as outras cadeias produtivas envolvidas no evento, permitindo, além de pratos diversos, um diálogo entre os setores. Um exemplo é a explanação sobre o processo UHT, do inglês Ultra High Temperature, que também e de grande interesse para produtores e consumidores de café.

A GranExpoES acontece de 10 a 15 de agosto, no Centro de Evento Floriano Varejão - o Pavilhão de Carapina (ES) -, e promete movimentar mais de R$ 40 milhões em negócios. O público esperado é superior a 120 mil visitantes, e a expectativa do evento é bater o recorde de 400 expositores.
Fonte: Revista Cafeicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário