quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O cafezinho do capixaba vai ficar mais caro

A alta no preço do café será repassada aos consumidores capixabas nas próximas semanas, acompanhando o mercado internacional. O aumento médio de 15% no preço do café aos varejistas se deve a frustração da safra pelos grandes produtores, como Colômbia e América Central, além do baixo nível dos estoques e da oferta muito próxima da demanda.

Mesmo o Brasil colhendo uma safra de 47 milhões de sacas, considerada grande, o cenário internacional afeta o mercado interno. Prova disto é o reajuste que já foi repassado às indústrias. Hoje, a indústria de café está pagando, em média, R$ 40 a mais pela saca de 60 quilos de café, em comparação com 40 dias atrás.

Segundo Egidio Malanquini, presidente do Sincafé (Sindicato das Indústrias de Torração e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo), o sindicato aconselha o repasse imediato ao comércio varejista. "No Estado, já estamos pagando até R$ 30 a mais pela saca e as indústrias não têm como manter os atuais preços, por isso o consumidor irá pagar mais pelo quilo do café", justifica.
Fonte: Iá! Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário