quinta-feira, 15 de abril de 2010

Qual padrão de uniformidade dos grãos para nova safra?

Em janeiro de 2010 foram publicados alguns artigos sobre o cenário de desolação das lavouras de café em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Alguns cafeicultores afirmaram naquela época que o excesso de chuva comprometeu a formação dos brotos florais dos cafezais, resultando em floradas irregulares, o que seria responsável pela redução da safra 2010/11.

Os produtores de café apontaram ainda que devido aos diferentes tamanhos de grãos e flores numa única planta, ocorreu um abortamento dos grãos pequenos ou chumbinhos, a medida que ocorreu enchimento dos outros grãos.

A análise mensal de café arábica, divulgada pelo Cepea em 08 de abril, informa que a produção brasileira de café arábica da safra 2010/11 está se uniformizando, em termos de padrão do grão. De modo geral, o calibre dos grãos tem se igualado na maioria das regiões e, com o grau de maturação avançado, alguns lotes poderão ser colhidos um pouco antes do previsto.

Agentes colaboradores do Cepea estavam preocupados quanto à qualidade da temporada, uma vez que o prolongamento do período de floradas poderia resultar em produção com granação e maturação desuniformes. O receio era de que, durante a colheita, existissem grãos verdes e maduros no mesmo galho. Como a colheita do café dificilmente é seletiva, os lotes poderiam registrar um percentual maior de catação. Em algumas regiões, como o Sul de Minas Gerais, bem como Mogiana Paulista e Noroeste do Paraná, o tamanho dos grãos está mais uniforme, diminuindo a preocupação quanto à qualidade da safra 2010/11.
Fonte: Sincafé

Nenhum comentário:

Postar um comentário