quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia de campo tem como assunto: café conilon e associativismo

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura municipal de Marilândia, realiza, nesta sexta-feira (30), o Dia de Campo sobre Café Conilon e Associativismo, no Córrego Seis Horas, na cidade de Marilândia.

A programação começa às 8h30, com a realização das inscrições dos agricultores familiares da região. Em seguida, começam as palestras, que serão ministradas por dois engenheiros agrônomos e um técnico agrícola do Incaper. Os temas são: Colheita e secagem de café, com Eurides Baptista, de Colatina; Associativismo – uma história de sucesso, com Jair Toso, de Governador Lindemberg; e Água, sua sustentabilidade e o termo de ajuste de conduta, com o Elio José dos Santos, de Marilândia.

De acordo com o técnico do Incaper, Elio José dos Santos, o objetivo do encontro é focar o trabalho de grupo entre os agricultores, fortalecendo o associativismo na comunidade. “Assim, a região passa a ter uma produção de qualidade”, afirma o engenheiro.

Produtividade da região

Atualmente, o município de Marilândia possui mais de mil propriedades, produzindo em média 35 sacas de café Conilon por hectares. De acordo com o técnico em agrícola do Incaper, Elio José Santos, para essa próxima colheita, a previsão é que a produção chegue a 250 mil sacas, na região.

“No ano passado, tínhamos apenas um equipamento – o secador, o que gerava duas mil e 200 sacas, mas agora temos três equipamentos, sendo dois secadores e uma máquina de beneficiar (pilar o café). Com esse material, a previsão é de mais de quatro mil sacas, só na associação dos produtores rurais do Córrego Seis Horas”, completa o técnico.
Fonte: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário