Na agricultura, colher alimentos de qualidade é tão importante quanto aumentar a escala de produção. Com esse objetivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a Prefeitura de Colatina realizam, nesta quinta-feira (15), a partir das 8 horas, o primeiro Seminário de Qualidade de Café Conilon. O evento acontece no auditório do Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Espírito Santo (Ifes), em Colatina, e a expectativa é que cerca de 200 produtores rurais da região participem do evento.
No seminário, pesquisadores e especialistas em cafeicultura irão abordar as tecnologias necessárias para se obter um produto de qualidade, além das vantagens mercadológicas para o produtor que apresenta um café diferenciado.
“Com o início da safra do café Conilon no mês de abril, é importante que os produtores rurais estejam atentos às tecnologias indicadas pelo Incaper também para esta etapa da produção”, afirma o engenheiro agrônomo do Incaper, José Carlos Grobério.
O especialista em cafeicultura empresarial e degustação de cafés especiais e também presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, ministrará uma palestra técnica sobre qualidade de café, abordando a atual situação do produto no Estado.
O engenheiro agrícola do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, vai falar sobre a importância da irrigação na cafeicultura, e, por fim, o presidente da Cooperativa de Cafeicultores do Sul do Estado Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Alvarenga Theodoro, mostrará aos produtores as vantagens de comercializar produtos de qualidade.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, José Carlos Grobério, os principais enfoques da reunião são instruir os agricultores do município para o uso adequado da água no processo de irrigação e capacitá-los para melhorar a qualidade do fruto nas propriedades.
“No seminário, os técnicos irão orientar os produtores sobre os métodos de secagem do café, chamando a atenção para o procedimento de operacionalização. Ainda assim, é importante que saibam do estágio de maturação do grão e quando se deve colher para se obter um produto de qualidade”, afirma o engenheiro agrônomo.
José Carlos Grobério ressalta ainda que com o evento e as orientações, os agricultores poderão produzir e colher o café Conilon de boa qualidade, e consequentemente aumentar a escala de produção e a rentabilidade, o que melhorará a renda familiar.
1° Concurso de qualidade do café Conilon em Colatina
Durante o evento também será anunciado a realização do 1° Concurso de Qualidade do Café Conilon em Colatina. Na oportunidade, as inscrições serão abertas no escritório local do Incaper ou na Secretaria Municipal. A data e a premiação ainda serão definidas.
O objetivo é incentivar os agricultores da região a investir cada vez mais na qualidade da produção.
Atividades agrícolas em Colatina
No município, o café Conilon é a principal atividade econômica. São aproximadamente 3.500 propriedades rurais e 80 produtores familiares.
A área de produção em Colatina atinge cerca de 15 hectares, com produtividade média de 30 a 40 sacas por hectare. “Nesse sentido, o valor é consideravelmente satisfatório, mas é importante produzir frutos de qualidade”, afirma o engenheiro agrônomo.
Fonte: Incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário