A 38° Seminário do Agronegócio para Exportação - AgroEx, realizada, em Linhares, nesta quarta-feira (01), reuniu cerca de 200 participantes, entre produtores rurais, representantes de cooperativas e associações agrícolas, técnicos, pesquisadores e autoridades, para difundir informações importantes para aumentar a participação brasileira nas exportações.
A diretora substituta do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do MAPA, Telma Cristina Gondo, apresentou o panorama do agronegócio brasileiro e as principais oportunidades e desafios às exportações no setor. Segundo ela, o Espírito Santo é o 10° principal Estado exportador do Brasil, e os principais produtos capixabas são a celulose, que representa 58% do total exportado, e o café verde, com participação de 27%. Outros produtos que também com participação significativa são carne, açúcar, pimenta, mamão e chocolate.
De acordo com Telma, o Brasil desconsidera setores de alta importância, como a banana, que é a fruta mais importada no mundo. “Poucos países tem condições de crescer tanto quanto o Brasil e o cenário mundial é favorável para o País. Precisamos apenas de mais organização”, afirmou. Ela citou o Programa de Polos de Frutas do Governo do Estado como uma importante alternativa para diversificação agrícola.
Fonte: Campo Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário