quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CNC discute sugestões para Fundo Estadual do Café, proposto por Anastasia

O Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu ontem (1º de dezembro) reunião para discutir o saneamento do setor cafeeiro e analisar sugestões de formatação do Fundo Estadual do Café, a ser entregue ao governador de Minas, Antonio Anastasia, que assumiu o compromisso de criação do Fundo em sua campanha. A reunião contou com a participação do presidente do CNC, Gilson Ximenes, do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles; do consultor do CNC, Francisco Ourique, de representantes de diversas entidades da cafeicultura e cooperativas, entre outras.

A proposta do CNC que será encaminhada ao governo para criação do Fundo Estadual do Café ficará a cargo do pesquisador da Embrapa, Paulo Cruvinel. Amanhã (3), nova reunião discutirá o assunto com as propostas apresentadas e no próximo dia 13, a sugestão deve ser finalizada e marcada a data de apresentação ao governador.

Também foi definida uma comissão para discutir o endividamento do setor cafeeiro, especificamente, o vencimento de parcelas do Funcafé. A solicitação é de que as parcelas vencidas sejam renegociadas para daqui 180 dias, quando tanto o governo federal, como o estadual já devem ter seus secretariados e demais cargos definidos.

A reunião também discutiu a reestruturação do CNC.

O presidente do CNC, Gilson Ximenes considerou o encontro bastante positivo. “A reunião teve representatividade de todo o setor e foi muito positiva. Estamos em um momento de otimismo em ralação ao setor e vamos dar total apoio aos governos”, disse. Gilson passou o dia de hoje (2) em Brasília para formatar um cronograma de datas para entrega de tais projetos.
Fonte: Coffee Break

Nenhum comentário:

Postar um comentário