quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Consumo de cafés especiais no Espirito Santo cresce 25% em 2 anos

O paladar do capixaba está ficando cada vez mais apurado quando o assunto é café. Dados do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé) apontam para um crescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos.

Atualmente, as indústrias capixabas produzem cerca de 1200 toneladas de café. Deste total, 3% correspondem a cafés especiais, o que equivale a 35 toneladas. O baixo índice revela um mercado com potencial para crescer, já que nos últimos anos o consumo deste tipo de café vem crescendo a taxas anuais de aproximadamente 15%.

"Há cinco anos o índice de vendas de cafés especiais era quase zero. Atualmente, com o crescimento do consumo de café em bares e restaurantes, surgiu um nicho que não existia no Espírito Santo. Criou-se o hábito de degustar um bom cafe, destaca o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.

Para incrementar a produção e divulgar a qualidade do produto capixaba, industriais, produtores e autoridades se reuniram neste segunda-feira, 19, por ocasião do lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo.

O evento deu destaque à qualidade dos cafés especiais produzidos nas montanhas do Espírito Santo. "Queremos promover uma interação entre a indústria, os produtores e os consumidores. Vamos mostrar que a produção de café do Espírito Santo pode abastecer o mercado local, sendo um trabalho altamente remunerado, além de aumentar o potencial da indústria local", declarou Malanquini na ocasião.

A realização do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo foi definida a partir de um encontro empresarial promovido pelo Sincafé, em agosto deste ano, em Pedra Azul. Todas as decisões deram origem a um documento chamado "Carta de Pedra Azul", que contém um Plano de Ação para melhorar a imagem do produto e intensificar o volume de informações a seu respeito que chega a população.
Fonte: Informações do jornal ESHoje / CaféPoint /café e Mercado

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Incentivo ao consumo do café capixaba


Para aumentar a popularidade da bebida produzida no Estado, será realizado, em 2010, o primeiro Salão de Cafés Especiais

Para incentivar o consumo de café no Espírito Santo, o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado (Sincafé) lançou ontem, em Vitória, em solenidade com autoridades, o Primeiro Salão de Cafés Especiais no Espírito Santo. O evento, aberto ao público, será realizado em junho de 2010.

No Salão do Café, será mostrada a história do produto, seu desenvolvimento, importância nacional e a qualidade do produto cultivado e industrializado no Estado.
“Esta é uma iniciativa muito importante para dar mais visibilidade ao produto que industrializamos e produzimos aqui”, frisou o secretário de Estado da Agricultura (Seag), Ricardo Santos.

O objetivo dos produtores e indústrias no Estado é mostrar à população a qualidade do café capixaba e aumentar o consumo local. Hoje, o plantio de café representa 43% do valor bruto da produção agrícola do Estado, segundo a Seag. O setor é responsável por 400 mil empregos diretos.

VICE-LÍDER
Com apenas 0,5% do território nacional, o Estado é o segundo maior produtor de café do País. A produção mensal é de cerca de 1.200 toneladas. Deste total, 3% correspondem a cafés especiais, o que equivale a 35 toneladas.

As informações foram divulgadas pelo Sincafé, que aponta um crescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos. Segundo o presidente da entidade, Egídio Malanquini, desde 2006 o foco estadual está voltado para esse tipo de café. O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do País e produz o arábica.

“Com a vinda de algumas multinacionais de café para o Brasil, vimos a necessidade de elevar nossa qualidade e passamos a focar em cafés de alta qualidade”, explica.

Os Números
2º lugar é a posição do Estado no ranking dos maiores produtores de café
1.200 toneladas de café são produzidas por mês no Estado
Fonte: Jornal A Tribuna

1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo

Aconteceu no dia 19 de outubro, às 19h no Salão da Indústria da Findes, o lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo. Com o objetivo de dar destaque a qualidade dos cafés produzidos nas montanhas do Estado, o evento contou com a presença de toda a imprensa e de convidados ilustres como: Almir José da Silva Filho, presidente da Associação Brasileira das Industrias de Café (ABIC); Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC; Julio da Silva Rocha Junior, presidente da Federação da Agricultura do Estado do ES; o secretário estadual de agricultura, Ricardo Santos; Marcelo Silveira Netto, presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV); Hélio Rocha Schneider, superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS); Deputado Estadual Atayde Armani; Vereador Alexandre Passos; Deputado Federal Luiz Paulo Vellozo Lucas; entre outras autoridades presentes no evento.

No evento, os convidados tiveram uma pequena mostra do Salão de Café, uma moderníssima cafeteria, onde nela mostrada a história do produto, seu desenvolvimento, importância nacional e a qualidade do produto cultivado e industrializado no Estado e será realizada em junho de 2010 na ACAPS e na Panshow.

Além disso, as autoridades presentes apreciaram todas as formas e receitas da bebida bem como a harmonização delas. Com receitas preparadas por baristas experientes e com equipamentos de última geração, cedidos pela Italian Coffee e outros equipamentos da Acimaq, foram servidos cafés com suco de frutas, com ou sem bebida alcoólica e ainda com cremes, que aguçaram ainda mais o paladar dos que tiveram a oportunidade de prová-lo.

O evento foi uma iniciativa do Sincafé, com realização da BR Total Marketing Promocional, e teve o apoio de empresas como a Findes, Abic, Acimaq e Italian Coffee.


Confira as fotos do evento:

Seag participa do lançamento do Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo

Para incrementar a produção e divulgar a qualidade do café capixaba foi realizado, nesta segunda-feira (19), no Salão da Indústria da Findes, o lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo. O evento, previsto para 2010, pretende dar destaque à qualidade dos cafés especiais produzidos nas montanhas capixabas.

A realização do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo foi definida a partir de um encontro empresarial promovido pelo Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé), em agosto deste ano, em Pedra Azul, município de Domingos Martins. Todas as decisões tomadas na ocasião deram origem à Carta de Pedra Azul, que contém um plano de ação para melhorar a imagem do produto e intensificar o volume de informações sobre o café que chega a população.

“Queremos promover uma interação entre a indústria, os produtores e os consumidores. Vamos mostrar que a produção de café do Espírito Santo pode abastecer o mercado local, sendo um trabalho altamente remunerado, além de aumentar o potencial da indústria local”, declarou o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.

O secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos, afirmou que o evento dará visibilidade ao esforço do produtor capixaba. “Nosso café tem cultura e tecnologia, tenho certeza que, com a nossa determinação, vamos solidificar o café capixaba e seremos lembrados como referência nacional”, afirmou.

Ricardo Santos lembrou, ainda, da bem sucedida intervenção do Governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura quanto à reivindicação de cafeicultores do Paraná para alterar a rotulagem do café, com obrigação de destacar a quantificação das espécies de café arábica e Conilon nas embalagens do produto industrializado.

No ofício encaminhado pela Seag ao ministro Reinhold Stephanes, o Governo alertou que nesta proposta de rotulagem do café, com o pretexto de bem informar o consumidor, havia conotação discriminatória e preconceituosa contra o café Conilon, principal produto da agricultura capixaba.

“No Brasil, como na maioria dos países consumidores do mundo, o café robusta tem ampliado sua participação na composição dos blends, seja na torrefação e moagem, seja na indústria de solúveis. Essa decisão do ministro veio reforçar o sucesso continuado da cafeicultura capixaba e nacional”, destacou Ricardo Santos.

Café nas Montanhas Capixabas

Os municípios produtores de café das montanhas capixabas são: Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Ibatiba, Iúna, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio e Irupi.

A cafeicultura de arábica é a atividade econômica predominante na região, tendo uma área implantada de 230 mil hectares em produção, distribuída em 23 mil propriedades rurais, com produção média, nos últimos anos, de 2,5 milhões de sacas. A atividade envolve 52.687 famílias e responde por cerca de 150 mil postos de trabalho.

Atualmente, entre 250 e 300 mil sacas de 60 kg de cafés especiais são produzidas nas montanhas do Espírito Santo. Essa produção com alta qualidade ganhou, inclusive, o selo: “Café das Montanhas do Espírito Santo” que garante que os grãos utilizados são provenientes da região.
Fonte: Seag

Cresce o consumo de cafés especiais no Espírito Santo

Dados apontam um cescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos

O paladar do capixaba está ficando cada vez mais apurado quando o assunto é café. Dados do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé) apontam para um crescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos.

Atualmente, as indústrias capixabas produzem cerca de 1200 toneladas de café. Deste total, 3% correspondem a cafés especiais, o que equivale a 35 toneladas. O baixo índice revela um mercado com potencial para crescer, já que nos últimos anos o consumo deste tipo de café vem crescendo a taxas anuais de aproximadamente 15%.

"Há cinco anos o índice de vendas de cafés especiais era quase zero. Atualmente, com o crescimento do consumo de café em bares e restaurantes, surgiu um nicho que não existia no Espírito Santo. Criou-se o hábito de degustar um bom café, destaca o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.

Para incrementar a produção e divulgar a qualidade do produto capixaba, industriais, produtores e autoridades se reuniram nesta segunda-feira, 19, por ocasião do lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo.

O evento deu destaque à qualidade dos cafés especiais produzidos nas montanhas do Espírito Santo. "Queremos promover uma interação entre a indústria, os produtores e os consumidores. Vamos mostrar que a produção de café do Espírito Santo pode abastecer o mercado local, sendo um trabalho altamente remunerado, além de aumentar o potencial da indústria local", declarou Malanquini na ocasião.

A realização do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo foi definida a partir de um encontro empresarial promovido pelo Sincafé, em agosto deste ano, em Pedra Azul. Todas as decisões deram origem a um documento chamado "Carta de Pedra Azul", que contém um Plano de Ação para melhorar a imagem do produto e intensificar o volume de informações a seu respeito que chega a população.
Fonte: Jornal do ESHoje

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo

O LANÇAMENTO do projeto do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo acontece hoje, no salão de convenções da Findes, às 19 horas.
Fonte: Coluna Maurício Prates (Jornal A Tribuna)

Café

Egidio Malanquini, presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo, será o anfitrião do coquetel de lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo, hoje, na Findes. Presença especial do presidente da Abic, Almir José da Silva Filho.
Fonte: Coluna Sociedade - Jornal A Gazeta

Cafés especiais - 1º Salão será lançado hoje

O lançamento do projeto do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo acontece hoje, às 19h no Salão de Convenções da Findes. O projeto, que será implementado no próximo ano, terá uma ampla e moderna cafeteria onde serão servidas todas as formas e receitas da bebida. O objetivo principal deste salão será o de dar destaque à qualidade de cafés especiais produzidos nas montanhas do Espírito Santo. Para esta área, foi projetado um moderno espaço.
Fonte: Caderno Economia - Jornal A Gazeta

Café capixaba sai da xícara e vira drink para ser mostrado em Salão

O tradicional cafezinho nosso de cada dia está querendo deixar a xícara tradicional de lado para ganhar as taças de cristais. Essa é uma das novidades que será apresentada no 1º Salão Cafés Especiais do Espírito Santo, que será realizado em 2010. O lançamento do projeto aconteceu na noite desta segunda-feira (19) no auditório da Findes, em Vitória.

Durante o evento, empresários e autoridades política puderam conhecer um pouco do que o café pode se transformar. Foram servidos cafés com suco de frutas, com ou sem bebida alcoólica e ainda com cremes que aguçavam ainda mais o paladar dos que tiveram a oportunidade de prová-lo.

Mas o público também vai ter o privilégio de saborear a bebida. Ainda não existe uma data definida para Salão do Café, mas a expectativa do presidente do Sindicato da Indústria do Café (Sincafé), Egídio Malaquine, é que aconteça no ano que vem.

Segundo ele, a idéia do Salão é mostrar para o Estado e para o mundo a qualidade do café capixaba e aproximar a produção da industrialização. “O Espírito Santo é reconhecido nacionalmente como o melhor café da região de montanha e queremos ofertar esse café para os consumidores”, destacou.

Aumentar a visibilidade do produto também é um dos objetivos do Salão, segundo o secretário estadual de Agricultura, Ricardo Santos. “Vamos mostrar que o Estado é um grande produtor do café verde e também industrializado. A partir deste evento vamos criar uma abertura do mercado nacional para o Espírito Santo”, ressaltou.

Já o presidente da Findes, Lucas Izoton, destacou a qualidade do café Número Um, produto reconhecido nacionalmente. “É uma marca que vem recebendo prêmios e tenho certeza de que vai manter esse padrão de qualidade”.
Fonte: Folha Vitória

domingo, 18 de outubro de 2009

Cafés especiais

O Sindicafé realiza nesta segunda-feira, na Findes, o 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo. Vale a pena promover a qualidade do produto local.
Fonte: Coluna Economia Capixaba - Angelo Passos (Jornal A Gazeta)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Salão de Cafés Especiais será lançado na segunda

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e ocupa o segundo lugar em consumo da bebida. Metade da produção é destinada à exportação. E o Espírito Santo, com apenas 0,5% do território nacional, é o segundo colocado no ranking de cultivo do país. É líder na variedade do tipo conillon e se destaca também quando o assunto é o tipo arábica. Para divulgar todo o esse potencial, será lançado na próxima segunda-feira, às 19h, no Salão da Indústria, no Edifício Findes, na Reta da Penha, o 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo. A iniciativa é do Sincafé (Sindicato do Café).
Fonte: Caderno Prazer & Cia (Jornal A Gazeta)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cafés em salão

O Espírito Santo terá um Salão de Cafés Especiais. O evento vai ser realizado em junho do ano que vem, no Pavilhão de Carapina, simultaneamente com feiras dos setores de supermercados, bares e panificação.

O lançamento do salão vai ocorrer na próxima segunda-feira, às 19 horas, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado (Findes).
Fonte: Coluna Dia-a-dia (Economia) - Jornal A Tribuna