terça-feira, 20 de outubro de 2009

Incentivo ao consumo do café capixaba


Para aumentar a popularidade da bebida produzida no Estado, será realizado, em 2010, o primeiro Salão de Cafés Especiais

Para incentivar o consumo de café no Espírito Santo, o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado (Sincafé) lançou ontem, em Vitória, em solenidade com autoridades, o Primeiro Salão de Cafés Especiais no Espírito Santo. O evento, aberto ao público, será realizado em junho de 2010.

No Salão do Café, será mostrada a história do produto, seu desenvolvimento, importância nacional e a qualidade do produto cultivado e industrializado no Estado.
“Esta é uma iniciativa muito importante para dar mais visibilidade ao produto que industrializamos e produzimos aqui”, frisou o secretário de Estado da Agricultura (Seag), Ricardo Santos.

O objetivo dos produtores e indústrias no Estado é mostrar à população a qualidade do café capixaba e aumentar o consumo local. Hoje, o plantio de café representa 43% do valor bruto da produção agrícola do Estado, segundo a Seag. O setor é responsável por 400 mil empregos diretos.

VICE-LÍDER
Com apenas 0,5% do território nacional, o Estado é o segundo maior produtor de café do País. A produção mensal é de cerca de 1.200 toneladas. Deste total, 3% correspondem a cafés especiais, o que equivale a 35 toneladas.

As informações foram divulgadas pelo Sincafé, que aponta um crescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos. Segundo o presidente da entidade, Egídio Malanquini, desde 2006 o foco estadual está voltado para esse tipo de café. O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do País e produz o arábica.

“Com a vinda de algumas multinacionais de café para o Brasil, vimos a necessidade de elevar nossa qualidade e passamos a focar em cafés de alta qualidade”, explica.

Os Números
2º lugar é a posição do Estado no ranking dos maiores produtores de café
1.200 toneladas de café são produzidas por mês no Estado
Fonte: Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário