terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“O Espírito Santo vai ser a grande referência internacional na qualidade do café”

O acréscimo na produtividade do café conilon no Espírito Santo nos últimos anos se tornou referência em todo Brasil e até mesmo em outros países. Em 15 anos, de 1993 até 2008, a produtividade média do Estado cresceu 188%, passando de 9,2 para 26,57 sacas beneficiadas por hectare. A produção teve incremento de 215%, passando de 2,4 para 7,3 milhões de sacas beneficiadas por ano, com um aumento de apenas 11% da área plantada.

Com o sucesso obtido no aumento da produtividade, agora a cadeia produtiva do café conilon quer melhorar a qualidade do produto. “O Espírito Santo é referência em pesquisa, ciência e tecnologia na área do conilon. Vamos ser referência agora também em qualidade”, afirma Evair Vieira de Melo, presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O órgão, em parceria com outras entidades ligadas ao setor cafeeiro, está focando, em 2010, na realização de ações que possam despertar o interesse do produtor na melhoria da qualidade do café, como campanhas informativas, capacitações, dias de campo, etc. Com isso, o conilon pode conquistar mais espaço nos mercados nacional e internacional e o produtor ter uma nova alternativa econômica.

O presidente do Incaper acredita que, através deste trabalho, a qualidade do conilon capixaba será reconhecida. “Pela velocidade que os nossos cafeicultores aderiram às novas variedades e com esse conhecimento que irão adquirir sobre qualidade de café, tenho certeza que o Espírito Santo, em breve, vai ser a grande referência internacional de qualidade do café”, destaca Evair.
Fonte: Site Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário