Presente no Espírito Santo há dez anos e com mais de mil cooperados capixabas, a Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha) sediada em Minas Gerais é um exemplo de crescimento entre as cooperativas do Estado.
A cooperativa atua no Espírito Santo com lojas nos municípios de Iúna, Ibatiba e Irupi, onde reúne cerca de 1200 cooperadores. Nessas três unidades comerciais, o produtor pode adquirir insumos agrícolas, ferramentas e produtos agropecuários e veterinários para a manutenção da sua propriedade.
A Coocafé possui, ainda, um armazém em Irupi para estocar 12 mil sacas de café beneficiado, com maquinário completo de rebenefício para preparo do produto dos cooperados e prestação de serviços a terceiros.
Para manter o ritmo de crescimento, a cooperativa está ampliando sua equipe e sua estrutura com a inauguração da nova unidade comercial em Iúna. “A unidade contará com um espaço maior que a loja atual, para oferecer serviços ainda melhores ao produtor da região”, garante o diretor presidente da Coocafé Fernando Romeiro de Cerqueira.
No municípios em que atua, a cooperativa presta serviços voltados aos seus cooperadores, oferecendo assistência técnica, possibilidade de comercialização e armazém do café. “Por meio das unidades comerciais, a cooperativa permite que o cooperado adquira insumos e implementos agrícolas, com preços diferenciados e exclusividade, pois só quem é cooperado do Coocafé pode comprar nas lojas da cooperativa”, diz.
Unidades da Coocafé:
- Iúna: 579 cooperados
- Ibatiba: 440 cooperados
- Irupi: 237 cooperados
Fonte: Caderno especial – Dia Internacional do Cooperativismo de A Gazeta – 02/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário